19 de fev de 2011

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
   Acompanhando o trabalho de alguns irmãos através de seus blogs, algumas vezes me deparo com informações tão valiosas que não podem ser deixadas de lado.
   Este é o caso do trabalho realizado pelo irmão Adail Campelo de Abreu, cujas pesquisas e publicações são dignas de atenção por seu objetivo de edificar o corpo de Cristo aqui na terra.
   Já haviam outros textos interessantíssimos em seu blog, porém esta série, “Heresias”, vem de encontro a algumas solicitações recebidas acerca das mais diversas seitas e correntes religiosas que superabundam em nossos dias: apenas fazer links para os textos seria muito pouco, por isso decidi convidar este valioso guerreiro para colaborar aqui em meu blog, unindo forças em defesa da fé genuína.
   Saibam que também estou me informando com o conteúdo de tais publicações, aprendendo a discernir ainda melhor dentre tantas coisas das quais nem mesmo havia ouvido falar. Sem mais delongas, vamos ao primeiro estudo da série:

   FUNDADOR: O carioca Manoel Jacintho Coelho(1903-1991).
   FUNDAÇÃO: No antigo Distrito Federal, Rio de Janeiro - Brasil,em 1935, no Méier, na rua Lopes da Cruz, n. 89, na "Tenda Espírita Francisco de Assis".
   FONTE DE AUTORIDADE: A coleção de livros, de 21 volumes básicos, chamada "Universo em Desencanto".
   OBJETIVO DO MOVIMENTO: Ligar o ser humano ao "Mundo Racional", pelo desenvolvimento "Racional", que é obtido no ler e reler os livros "Universo em Desencanto".
   A IMPORTÂNCIA DE MANOEL JACINTHO COELHO
   O fundador da Cultura Racional tem importância fundamental para a mesma, a ponto de endeusa-lo:
   "Quando nos propomos a falar sobre Cultura Racional (CR) não podemos nos esquecer de que Manoel Jacintho Coelho é Cultura Racional e Cultura Racional é Manoel Jacintho Coelho. Ambos se confundem, se entrelaçam, fazem parte do uno e indivisível."
Jornal Racional 9/85
   "O que quer dizer Manoel? Manoel, em hebraico quer dizer: 'Deus está na Terra'. E em outras línguas quer dizer: 'O Salvador'”
Universo em Desencanto - 55.98

   "Pai, quem te anunciou aqui na Terra?
   - Manoel Jacintho Coelho. Pai, quem é Manoel Jacintho Coelho?
   - É o Racional Superior, meu Aparelho! Pai, o Racional Superior não é o Racional Supremo?
   - Sim. Sou e ele também! Pai, qual é o papel de Manoel Jacintho Coelho?
   - Salvar vocês desse mundo cheio de bicharada!"

Mensagem do Racional a Manoel Jacintho Coelho, o Racional Superior
   "E ele é muito mais que um pai. O Pai eterno que está aqui para mostrar a luz. E ele, com extrema paciência de Deus que é..."
Mensagens para o ano de 1984 - Zero Hora - 01/01/1984
   "Por esta razão, algumas pessoas chegaram aos seus pés, ajoelhando-se, beijando-lhe as mãos e os pés, sussurrando com lágrimas nos olhos: O Senhor é Deus."
Jornal Racional - janeiro/1986
   Resposta Bíblica: Endeusar um ser humano pecador é idolatria, e todo culto prestado a ídolos (seja quais forem) é adoração de demônios (I Coríntios 10:19-22; Apocalipse 9:20).
   Só existe um Deus Verdadeiro (Deuteronômio 6:4; I Timóteo 2:5), e esse Deus NÃO É Manoel Jacintho Coelho!
   Nenhum ser humano pecador e racional admite receber adoração, ou ser chamado de Deus (Atos 14:11-18; 10:25-26). Até mesmo os anjos recusaram ser adorados (Apocalipse 19:10; 22:8-9).
   O QUE É A CULTURA RACIONAL

“Na CULTURA RACIONAL, não se foge às regras, é necessário estudar muito para atingir a Imunização Racional (estado elevadíssimo do Raciocínio). Só é diferente por se tratar de uma obra de livros que foi ditada por um ser de outro mundo, o RACIONAL SUPERIOR, entidade da PLANÍCIE RACIONAL (denominado assim o nosso mundo de origem), através do seu representante aqui na Terra: o Sr. Manoel Jacintho Coelho, sendo ele o único responsável. Assim sendo, não é extraída da mente, ou do saber humano.”
   (…)
   “É um Livro que define os destinos do mundo e da humanidade. E quem podia fazer isso ? Somente o maior ser do mundo : O RACIONAL SUPERIOR.
   É o Livro considerado como o Livro - DEUS, porque onde chega, resolve e soluciona os casos intrincados da vida, pela energia que contem na leitura e por o vivente ficar conhecedor do mecanismo da matéria a qual ele pertence. É um Livro que liga toda a humanidade ao seu verdadeiro Mundo de Origem O MUNDO RACIONAL - e de lá a pessoa receberá todas as orientações precisas para 0 seu equilíbrio aqui na vida da matéria.”

O que é o “Universo em Desencanto”
   Resposta Bíblica: Repudiamos toda essa pretensão da Cultura Racional na sua obra "Universo em Desencanto" por tratar-se de um outro evangelho, rival as boas novas transmitidas por Cristo (Gálatas 1:9). A fixação dessa seita sobre essa coleção é tão grande, que passa a ser, para eles, uma nova Bíblia.
   Além disso alguns adeptos chegam ao ponto de escreverem mensagens colocando em dúvida fatos bíblicos, procurando contradições na Bíblia. A origem do "Universo em Desencanto", segundo eles, é extraterrestre. No entanto, visto que os E.T.s (de acordo com a Bíblia) não existem, chegamos à conclusão de que os demônios estão por trás da inspiração de tal obra (I Timóteo 4:1).
   AFINIDADE COM A UMBANDA
   A Cultura Racional está intimamente vinculada a Umbanda, e deixa isso claro em suas publicações:
   “A Umbanda não parou - aqui está a continuação da umbanda e de todo o mundo espiritual. Esse conhecimento da Cultura Racional nasceu da Umbanda. É a continuação da Umbanda e de todo o espiritismo filosófico e científico e de toda a ciência filosófica e científica...”
Jornal Racional - 9/85
   “- Pai, o Espiritismo é bom?
   - Não! Já foi bom, mas agora não. Terminou essa fase, mas que levará algum tempo a fechar, a Fase do Espiritismo! Pai, a Umbanda é bom?
   - Umbanda da direita, sim! Da esquerda, não!”
Mensagem do Racional a Manoel Jacintho Coelho, o Racional Superior
   Resposta Bíblica: A Umbanda é mais um falso culto, por tratar-se de adoração de outros deuses, os orixás (Êxodo 20:3-5). Seguindo o caminho da Umbanda, ou melhor sendo a continuação da Umbanda, a Cultura Racional, continua no erro, porém promovendo a adoração de um homem e do Racional Superior, que é um ser extraterreno.
   CRENÇA EM SERES EXTRATERRESTRES
   Os adeptos da Cultura Racional admitem e promovem o contato com seres extraterrestres.
   "Hoje todos cientes pela CULTURA RACIONAL do que são esses seres que aparecem no espaço e na terra, quem são eles, de onde vem, o que estão fazendo aqui e mostrando a todos o desenvolvimento da Fase Racional dessa grande mudança para a salvação da humanidade. As aparições dos chamados discos voadores, vão se multiplicando e se triplicando até se tornar uma coisa natural entre toda a humanidade. E assim sendo a evolução Racional, para que todos voltem para o seu verdadeiro Mundo de Origem o MUNDO RACIONAL”
Habitantes do mundo racional anunciando a fase racional
   “Bem-aventurados estes Óvnis, Perfeitas Energias do Consciente Supremo, cuja pureza não fará pairar nenhuma dúvida sobre o resgate das sementes deformadas,...”
Jornal Racional - 9:78
   “É só desenvolvendo o raciocínio que a humanidade pode entrar em contato com esses habitantes do mundo racional, que muitos tratam de discos voadores,..”
Jornal Racional dezembro/1982
   Resposta Bíblica: Existem apenas dois mundos habitados, o terreno cuja habitação só existe na terra, e o espiritual (céu e inferno) cujos habitantes são os seres espirituais. No relato da criação lemos que na Terra foi criado o homem para se expandir e habita-la (Gênesis 1:28). Em toda a Bíblia não vemos menção de nenhum outro mundo ou planetas habitados. Seres extraterrenos de outros planetas que alguns afirmam que viram são demônios que utilizam-se de tal engano para contestar a Palavra de Deus (Efésios 6:12).
   A IMPORTÂNCIA DA COLEÇÃO "UNIVERSO EM DESENCANTO" / O EXCLUSIVISMO
   A coleção "Universo em Desencanto" é chamada, pelos adeptos da Cultura Racional, de “O Livro-Deus”, dada a sua importância. Admitem que essa obra foi escrita pelo ser-extraterrestre Racional Superior, usando-se de Manoel Jacintho Coelho como uma espécie de médium para "psicografar" a obra.
   Admitem que somente através da leitura e releitura da obra "Universo em Desencanto" é possível a imunização racional (estado elevadíssimo de raciocínio) e o contato com seres extraterrestres.
   Explicam que a palavra "Desencanto" significa "cada um no seu canto, cada um no seu lugar - o Mundo Racional".
   Apesar da Cultura Racional procurar mostrar que não é uma religião ou seita, e que tem um caráter ecumênico, o que vemos em suas publicações destoam totalmente:
   “A Cultura Racional é a verdade das verdades: Logo recebi a prova luminosa de que a Cultura Racional é o caminho da verdade das verdades, o único capaz de trazer libertação a todos os seres da terra e do espaço.”
Jornal Racional outubro/1978
   “Portanto, não há templo, sinagoga ou casa de pregações nem obrigações, pois é apenas a leitura desta grandiosa Obra UNIVERSO EM DESENCANTO, que dá aquela proteção que ninguém até hoje conhecia.”
Universo em Desencanto - Imunização Racional
   “A Cultura Racional não é uma religião, talvez seja A Religião no sentido alto do termo. Já disse uma vez: a palavra religião vem de religar, reunir, repor, recolocar o homem à Força Suprema. Nesse sentido, talvez se possa entender a Cultura Racional não como uma religião particular (com clero particular, com uma liturgia); não é. Pode ser A Religião, o Conhecimento que religa o homem à natureza; reúne o homem à sua origem, tendo em vista o seu fim.”
Jornal Racional abril/1986
   "Não existem duas verdades. A verdade é uma só: É Racional."
Jornal Racional novembro/1975
   Resposta Bíblica: A Bíblia só afirma a exclusividade de Jesus Cristo (João 14:6; Atos 4:12; I Timóteo 2:5; etc.).
   Negar que é uma religião é próprio para atrair o maior número de simpatizantes e curiosos para o grupo, agindo assim como um lobo vestido de ovelha (Mateus 7:15), desses devemos nos acautelar.
   A PREEXISTÊNCIA DO HOMEM E A NEGAÇÃO DO PECADO
   Acreditam os adeptos da Cultura Racional que viemos do Mundo Racional, passamos por um estado de deformação, e hoje estamos sendo convocados a voltar ao nosso estado original através da imunização racional e contato com extra-terrestres por meio da obra "Universo em Desencanto". Negam a ideia de que o homem é pecador.
“Viemos do Mundo racional... Dar este passeio inconsciente, daquilo que éramos... E deixando de ser; para aparentar ser aquilo que estamos! Éramos Racionais puros, limpos e perfeitos! Hoje estamos deformados, fora de nosso estado de perfeição... Amanhã todos conhecerão a Origem Racional, e deixarão naturalmente, de serem Animais Racionais ( animais por estarem deformados! ) para serem Racionais. Assim, ecoa hoje em vosso meio, a voz da razão... A VOZ SUPREMA UNIVERSAL... A voz Racional! Para que cada ser Racional, em estado de deformação racional, reconheça e esclareça a sua própria individualidade: Racional!”
O Mundo Racional
“A verdadeira origem da humanidade - Este mundo em que habitamos surgiu do mundo racional, numa deformação de sua origem. No mundo racional existia um pedaço de planície que não estava pronto para entrar em progresso e uns tanto que, fazendo uso da vontade, por conta própria, precipitaram o resultado: esse pedaço, por não estar pronto, começou a descer e descendo sempre, até chegar e ficar o mundo como está.”
Álbum, página 1
“O princípio foi de monstros. De monstros para selvagens. De selvagens para bicho racional. De bicho racional para ser humano.”
Álbum, página 13

“- Pai, existe o pecado?
- Não! Isso é invenção dos homens para a exploração.”

Mensagem do Racional a Manoel Jacintho Coelho, o Racional Superior
Resposta Bíblica: O homem não é preexistente, sua origem se deu no sexto dia da criação (Gênesis 1:26,31). A origem de tudo está em Deus (Gênesis 1:1). A teoria exposta no "Universo em Desencanto" se contrapõe a verdade bíblica, por isso não merece crédito (II Coríntios 13:8). O homem foi feito a imagem e semelhança de Deus, não veio de uma suposta evolução de monstro (Gênesis 1:26, 2:7). O pecado existe (Romanos 3:23, 6:23). Negar o pecado é ser mentiroso, e estar longe da verdade (I João 1:8-10).
   A METEMPSICOSE
   Ensina a Cultura Racional que, se não evoluirmos pela leitura do "Universo em Desencanto", desceremos na escala de degradação, passando de uma transmutação de homem à vários animais até chegar a uma onça:
   “… daqui (o ser humano) se transforma para a classe inferior que é a do irracional. Transmuta-se numa infinidade de classes de macaco; de macaco já se transforma em outra classe de cachorro; de cachorro já se transforma em outra classe - de cobras,... de gambá se transforma em porco-espinho, de porco espinho se transforma numa onça.”
Universo em Desencanto
Resposta Bíblica: A doutrina da metempsicose é de origem hinduísta, trata-se de uma reencarnação decrescente. A Bíblia deixa claro que aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso (Hebreus 9.27); o juízo, e não uma série de reencarnações como quer a Cultura Racional .
   CONCLUSÃO:
   Enquanto seus missionários (caravaneiros) vestidos de branco em praças públicas nos domingos pela manhã proclamam a mensagem do "Mundo Racional", afastam-se cada vez mais do culto racional devido ao único que é digno de receber toda a glória - Jesus! Oremos para que eles possam receber a real mensagem, que não foi transmitida por entidade extraterrestre, mas pelo Espírito Santo através da Bíblia Sagrada.
Publicado originalmente em 02 de janeiro de 2011 n’O Blog do Adail

Related Posts with Thumbnails