5 de fev de 2010

Aconselhamento: G12

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
questionmarks[1]    Não sei se ocorreu o mesmo com vocês, amados leitores, mas todo o falatório repetitivo, confuso e ameaçador da série “Vã PhiloSophya” me deixou com um tipo de cansaço mental… quase uma tristeza. Será que isso é mais um dos efeitos desejados por aqueles que preparam essas verdadeiras “bombas psíquicas”?
   Não posso negar que foram duas postagens maçantes, mas não me arrependo da minha decisão de apresentá-las porque essa é, verdadeiramente, uma das formas de ataque do inimigo e meu papel aqui é preparar cristãos conscientes, sóbrios e capazes de reconhecer todo os tipos de ataque.
   Pensando nesse treinamento, decidi inaugurar mais uma “seção” aqui no blog: “Aconselhamento”, onde espero poder responder questões pertinentes e cuja resposta esteja ao alcance das coisas que sei. Vejam o exemplo de “Vã PhiloSophya”: apesar de questionado por duas ou três vezes, eu definitivamente não sei muito bem quem é Augusto Cury! Não me sinto apto a emitir nenhum parecer sobre suas obras e, por isso, ignorei a questão… se bem que tudo tem muita aparência de auto-ajuda, psicologia… deve ser mais um “The Secret” versão gospel.
   Mas existem cristãos que estão enviando dúvidas sinceras e, por incrível que pareça, muitos casos são bastante parecidos. Então, querendo ser um elemento que contribui principalmente para a edificação do verdadeiro Corpo de Cristo aqui na terra, vou passar a responder as questões enviadas por algumas pessoas como, por exemplo, a mensagem abaixo:
   Caro Teóphilo,
   Venho acompanhando seus estudos, conselhos e etc. Estes têm me enriquecido muito e confirmado algumas coisas das quais eu receava no meio cristão em que vivo.
   O que venho pedir é aconselhamento… bom, tentarei ser sucinto:
   Meu nome é F.E., tenho 22 anos e moro em São Luís-MA. Faço parte de uma igreja na visão G12, a visão em células, no modelo liderado pelo "apóstolo" Renê Terra Nova.
   Minha conversão deu-se em uma ministração, cara-a-cara, num projeto criado pelo Billy Graham, o Minha Esperança Brasil. Isso ocorreu há pouco mais de um ano.
   Depois que verdadeiramente decidi caminhar segundo a Palavra de Deus, comecei a crescer espiritualmente.
   Em pouco tempo, eu já ocupava posição de liderança como “líder de células” e agora, há alguns dias, fui "promovido" a '12', de 2ª geração (acredito que tu estás a par de como funciona a visão).
   No entanto, embora eu admire a visão no tocante ao ganho de vidas e à tentativa de consolidá-las na Palavra de Deus, não posso me permitir a ser o pior dos cegos, aquele que não quer ver, diante de fatos e situações que não possuem embasamento bíblico algum, como a própria auto-denominação "Apóstolos", a unção com óleo, atos proféticos, "profetizar" (ou profetar).
   Tais questionamentos, que creio ser a ação do Espírito Santo em minha vida, têm me incomodado: não quero coadunar com o erro (embora eu seja falho) e também não quero cometê-los.
   A mulher que eu amo, mantenho um relacionamento e pretendo me casar também faz parte desta igreja e é firmada na Palavra de Deus, embora influenciada por tais doutrinas.
   O que aconselhamento que peço é: sair ou continuar?
   Continuar, mas não fazendo aquilo que a Bíblia fala o contrário ou até mesmo, sequer existe?
   Desde já te agradeço.
   Que a graça e a paz do Senhor estejam contigo.
   Enviei uma breve resposta a este jovem por e-mail, mas quero me dar a satisfação de responder em versão estendida aqui no blog!
   Em primeiro lugar, não se intimide por causa do seu pouco tempo como cristão, pois esse será um dos pontos em que poderá ser questionado. Saiba que temos sem-vergonhas que estão a décadas dentro das igrejas mas só servem para envergonhar o evangelho genuíno… o “paipóstolo” é, sem dúvida, um desses safados!
   O simples fato de sentir-se incomodado com as aberrações já mostra que há uma ação genuína do Espírito Santo em sua vida (vide João 14:26) ao invés da palhaçada exibicionista que podemos testemunhar na maioria dos circos que têm se autodenominado como igrejas e sido simplesmente os maiores focos de infestação demoníaca dos tempos atuais.
   Outro fato que me mostrou que há algum valor em você é o de ter sido colocado muito rapidamente em posições de liderança: essa é uma estratégia bastante sagaz dos manipuladores, pois, sendo líder, não “pega bem” questionar as atitudes dos líderes acima de você, não é mesmo?
   Muitas das pessoas que poderiam tomar uma posição mais séria em defesa da fé genuína são caladas através desse recurso: líderes, diáconos, secretários, presidentes… todos seduzidos por um lampejo de poder dentro de uma instituição que NÃO DEVERIA, de forma alguma, funcionar como uma empresa… mas é exatamente isso no que, miseravelmente, se tornaram. O G12 é diretamente relacionado à metodologia do Marketing Multinível, outros métodos se assemelham às empresas tradicionais… e tudo isso é imprestável para a verdadeira estrutura eclesiástica bíblica.
   Minha recomendação é para que NÃO SAIA da igreja!
   Permaneça, mas baseado, vivendo e aplicando APENAS A A PALAVRA!
   Numa expectativa utópica, eu poderia dizer que há uma possibilidade de que sua fidelidade à Palavra iria ser tão marcante que alcançaria e tocaria no coração de todos os que atualmente estão envolvidos nesses enganos e, num fantástico ato de arrependimento, todos retornariam, contritos, ao verdadeiro evangelho… mas essa vontade de “soar bonzinho” acaba sendo contrária ao cumprimento das profecias bíblicas.
   Não tema as confrontações, as ameaças, as calúnias, os inimigos que surgirão… siga o conselho de um genuíno apóstolo chamado Paulo:
   “Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” (2 Timóteo 4:1-5)
ejetado[1]    Veja bem: não estou dizendo que isso vai ser agradável e muito menos que você será magicamente liberto do sofrimento… pelo contrário! Seu caminho será árduo até o dia em que, muito provavelmente, será EJETADO do “avião do paipóstolo”. Muito provavelmente porque “não estava de acordo com a visão”…
   E não pense que essa ejeção é exclusiva da metodologia G-12, pois qualquer sistema moderno de gestão eclesiástica prevê a aplicação dessa “demissão” aos “funcionários” que não se adequarem ao sistema por desejarem manter a fidelidade àquele livro velho, chamado Bíblia, que vive conflitando com as visões megalômanas dos líderes tão bonzinhos e “cheios de poder”…
   Mas não se preocupe, pois essa visão de muitos milhões é típica dos que foram seduzidos por Mamon e não passam de vetores transmissivos dessa praga… o destino desses está descrito bem claramente em Mateus 7:21-23.
   Quanto à sua menina, meu querido irmão… o trabalho e o esforço para abrir seus olhos são inteiramente seus. Você não foi claro quanto ao nível do relacionamento, mas se a coisa está só como namoro e ela não for predestinada a enxergar a verdade… quem sou eu para mandar no seu coração, mas prepare-se para ter perturbação para o resto da vida se assumir um matrimônio: profeciazinhas de meia tigela e atos proféticos, objetos (e até animais de estimação!) sendo lambuzados com óleo dentro de casa…
   Concluo citando uma passagem onde o Senhor Jesus Cristo fala aos judeus, mas por ser relativa à Palavra como um todo, ou seja, à Bíblia, pode ser também aplicada a nós, gentios:
   “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:31-32)
   Que o Senhor te guarde e abençoe com o discernimento, para que não seja enredado pela conversa mole e dominadora dos falsos líderes!

Categories: ,

18 comentários:

Postar um comentário

                              ATENÇÃO!

   Fico feliz por você estar desejando registrar um comentário, porém peço que (principalmente caso vá praticar qualquer tipo de retaliação), pense bem antes de fazê-lo:.

   1. A partir de 22/07/2011 restringi (no intuito de impedir mesmo) os comentários neste formato (arcaico e nativo do blogger), pois estão relacionados às postagens antigas: o assunto pode até ser atual e pertinente, mas definitivamente não está no centro das atenções do autor.

   2. Este formulário só aparece para permitir a leitura dos comentários anteriores... já leu para ver se sua dúvida não foi respondida? Tem certeza que sua pergunta é inédita e exclusiva? Se for, então pode me enviar um e-mail:
teophilonoturno@gmail.com

   3. Provavelmente o que você leu foi baseado na Bíblia ou em fatos, NÃO em opiniões pessoais (busque referências bíblicas!!!). Se você "caiu de pára-quedas" aqui não comece a metralhar sem conhecer o posicionamento do autor através de seus outros textos, pois comentários descabidos e sem fundamentação serão desconsiderados!

   4. Sem dúvida o texto não contém ofensas pessoais e muito menos palavras torpes (não escreva ofensas, palavrões, bobagens...).

   5. Muito provavelmente você vai encontrar sérias dificuldades para apagar seus comentários daqui caso algum dia venha a se arrepender de tê-los feito: meu trabalho é registrar fatos e, depois que você pressionar o botão enviar, suas próprias palavras poderão testemunhar contra você.

   Obrigado pela atenção.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts with Thumbnails