2 de jun de 2009

Ano Internacional da Astronomia

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
   O texto abaixo não é meu. Você pode tê-lo na integra aqui. Entretanto destaco, em negrito, trechos sugerindo atenção a elas. Sabemos que as ações das trevas são “ocultas” e que há um propósito central não revelado por trás de tudo isso, a nível global. Porque o grande dia do povo de Deus está próximo.
   “O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os 4 séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Esta será uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Será dado forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.
   A Astronomia é uma das ciências mais antigas e deu origem a campos inteiros da Física e da Matemática. Teve papel fundamental na organização do tempo e do espaço explorados pela humanidade. Forneceu as ferramentas conceituais para a astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear, para a procura de partículas elementares. Os observatórios sempre estiveram na fronteira da óptica, da mecânica de precisão, da automação, da detecção e processamento de sinais.
   Hoje, telescópios no solo e no espaço captam informações em todas as faixas do espectro eletromagnético, desde os raios-gama às ondas longas de rádio. Ela teve e tem profundo impacto no conhecimento e é uma das mais refinadas expressões do intelecto humano. Há um século atrás, mal tínhamos idéia da existência de nossa própria Galáxia e hoje sabemos que existem centenas de bilhões delas no limite de visibilidade do Universo e revelamos sua desabalada carreira para todas as direções.
   Conseguimos medir com boa precisão a idade e a composição química do Universo. Descobrimos um verdadeiro zoológico de astros, variando entre densidades mais altas que a do núcleo atômico até mais baixas que o vácuo de laboratório e ambientes com temperaturas de bilhões de graus ao zero absoluto. O céu é um imenso e diversificado laboratório de Física. Mostramos que a vida na Terra está intimamente ligada às estrelas, através dos elementos químicos que elas produziram e da energia que fornecem.
   Há poucas décadas, a Astronomia revelou que todas as formas de matéria e energia tratadas pela Física são apenas uma minúscula fração do Universo, dominado pela matéria e energia escuras. Não tínhamos meios de demonstrar que as outras estrelas constituem sistemas planetários como o nosso, e em poucos anos já catalogamos mais de 200 planetas extra-solares.
   Neste início de um novo milênio, nos colocamos um novo desafio, o de detectar vida em outros planetas e de verificar se ela é um produto de leis naturais da evolução da matéria, como prediz o evolucionismo, ou requer uma intervenção externa, como grande parte da humanidade ainda acredita. Qualquer que seja a resposta,o impacto no pensamento humano será enorme e isso pode ocorrer em poucas décadas. O interesse do público pelo espaço cósmico nunca foi maior, colocando as descobertas astronômicas na primeira página da mídia.
   O Ano Internacional se propõe a satisfazer a demanda do público por informação e por envolvimento. Não só ao longo do ano de 2009, mas através da herança desta celebração, criando canais de comunicação, programas educacionais a longo prazo e engajando jovens na carreira científica. A estrutura em rede, como locais, nacionais e globais permitirá compartilhar recursos e trocar experiências. Ela se tornará um portal onde público, educadores e pesquisadores encontrarão todos os recursos de Astronomia existentes. A definição de metas e objetivos e a avaliação dos resultados permitirão a criação de métodos eficientes de divulgação científica.
   135 países estão prontos para iniciar o Ano Internacional da Astronomia 2009. No Brasil, mais de 2 mil cientistas, astrônomos amadores e educadores, com forte apoio governamental, estarão oferecendo programas gratuitos para o público ao longo de todo o ano, em todos os estados. Além de ser o maior evento de divulgação científica já realizada no país e no planeta. O evento de abertura internacional será realizado em Paris 15-16 de Janeiro. Cerimônias de abertura estarão acontecendo em 50 cidades brasileiras, em torno da última semana de Janeiro.
   Praticada por todos os povos da Terra desde a mais remota antiguidade, a Astronomia permitiu organizar o tempo humano, mapear o espaço para além do horizonte, estendendo nossos caminhos através dos oceanos e do próprio vazio interplanetário. Os resultados e os produtos dessa atividade estão presentes em nosso dia a dia, em forma de instrumentos e técnicas.
   Embora a maioria das pessoas viva num quadro mental de dicotomia entre o céu e a Terra, há 5 séculos se sabe que a Terra está no céu. Depois disso, se descobriu que o céu está na Terra, em forma de energia e matéria. Todos os átomos de nosso corpo foram forjados em estrelas que já morreram. O telescópio nos permitiu acessar detalhes dos astros, que se constituem num vasto acervo de laboratórios de física, com condições extremas, que jamais poderemos reproduzir na Terra. Toda vez que exploramos novas fronteiras lá fora nosso espaço interior se amplia e se reformula. Isso é fundamental para a cultura humana. Se, por um lado, somos microscópicos perante o Universo, por outro, contemos esse Universo que nos contém.
   Hoje, as revoluções na Astronomia se processam na escala de uma década! Se mesmo as descobertas seculares ainda não foram incorporadas pelas pessoas, imagine o quanto elas desconhecem os fatos modernos. O impacto da ciência no nosso cotidiano é tal que a apropriação da ciência é um requisito de cidadania. Queremos usar o fascínio das descobertas astronômicas para aproximar as pessoas da ciência, para difundir uma mentalidade científica e atrair jovens para as carreiras de pesquisa científica e tecnológica.
   Em cada um dos 365 dias de 2009, você terá chances de acessar conhecimentos astronômicos produzidos em todo o planeta, através da Internet. Inúmeras chances para descobrirmos nosso lugar no Universo.
   O Secretariado Internacional do IYA2009 coordenará a avaliação que seguirá um procedimento rigoroso para cada uma das quatro fases do projeto:
  • Planejamento (2006-2007)
  • Preparação (2008)
  • Execução (2009)
  • Fechamento, continuação, avaliação (2010)
   Metas: Objetivos: Estimador da avaliação:
   1. Ampliar a mentalidade científica entre o público geral com a comunicação de resultados científicos na Astronomia (e nos campos relacionados), como também o processo de pesquisa e pensamento crítico que conduziram a esses resultados.
   Tornar a descobertas astronômicas mais presentes na vida diária dos bilhões de seres humanos através de todos os meios de comunicação disponíveis (documentários de TV/radio, jornal, Web pages, exposições, selos, blogs, campanhas publicitárias etc.).
   Facilitar oportunidades individuais de observações astronômicas.
   2. Promover amplo acesso ao conhecimento universal da ciência através da empolgação da Astronomia e de observações do céu.
   A. Permitir ao maior número possível de pessoas leigas, especialmente crianças, para olhar o céu através do telescópio e galgar um patamar básico de relacionamento com o Universo.
   B. Número de pessoas leigas, especialmente jovens e crianças, que viram o céu através de um telescópio, através de eventos em calçadas, star parties, visitas a observatórios.”

Categories:

3 comentários:

Postar um comentário

                              ATENÇÃO!

   Fico feliz por você estar desejando registrar um comentário, porém peço que (principalmente caso vá praticar qualquer tipo de retaliação), pense bem antes de fazê-lo:.

   1. A partir de 22/07/2011 restringi (no intuito de impedir mesmo) os comentários neste formato (arcaico e nativo do blogger), pois estão relacionados às postagens antigas: o assunto pode até ser atual e pertinente, mas definitivamente não está no centro das atenções do autor.

   2. Este formulário só aparece para permitir a leitura dos comentários anteriores... já leu para ver se sua dúvida não foi respondida? Tem certeza que sua pergunta é inédita e exclusiva? Se for, então pode me enviar um e-mail:
teophilonoturno@gmail.com

   3. Provavelmente o que você leu foi baseado na Bíblia ou em fatos, NÃO em opiniões pessoais (busque referências bíblicas!!!). Se você "caiu de pára-quedas" aqui não comece a metralhar sem conhecer o posicionamento do autor através de seus outros textos, pois comentários descabidos e sem fundamentação serão desconsiderados!

   4. Sem dúvida o texto não contém ofensas pessoais e muito menos palavras torpes (não escreva ofensas, palavrões, bobagens...).

   5. Muito provavelmente você vai encontrar sérias dificuldades para apagar seus comentários daqui caso algum dia venha a se arrepender de tê-los feito: meu trabalho é registrar fatos e, depois que você pressionar o botão enviar, suas próprias palavras poderão testemunhar contra você.

   Obrigado pela atenção.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts with Thumbnails